Veja também:

Características dos Filhos de Santo

Características dos filhos de Oxalufã

 

 

 

O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados.

Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo é realizar a condição humana no que tem de mais nobre.

É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Oxum

 

 

 

 

Dão muito valor à opinião pública, fazem qualquer coisa para não a chocar, preferindo contornar com suas diferenças com habilidade e diplomacia.

São obstinadas na busca de seus objetivos.

Oxum é o arquétipo daqueles que agem com estratégia, que jamais esquecem suas finalidades, atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.

Têm uma certa tendência à gordura, a imagem do gordinho risonho e bem-humorado combina com eles.

Gostam de festas, badalações e de outros prazeres que a vida possa lhes oferecer. Tendem a uma vida sexual intensa, mas com muita discrição, pois detestam escândalos.

 

Não se desesperam por paixões impossíveis, por mais que gostem de uma pessoa, o seu amor- próprio é muito maior.

Eles são narcisistas demais para gostar muito de alguém.

Graça, vaidade, elegância, uma certa preguiça, charme e beleza definem os filhos de Oxum, que gostam de jóias, perfumes, roupas vistosas e de tudo que é bom e caro.

O lado espiritual dos filhos de Oxum é bastante aguçado.

Talvez por isso as maiores ialorixás que o Brasil tem e teve são de Oxum.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Yemanjá

 

 

 

 

 

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Yemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas.

A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.

Como são pessoas presas ao arquétipo da mãe, a família e os filhos têm grande importância na vida dos filhos de Yemanjá.

A relação com eles pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como respeito e principalmente hierarquia.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo.

Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de filhos e entes próximos.

Todos esses dados nos apresentam uma figura um pouco rígida, refratária a mudanças, apreciadora do cotidiano.

Ao mesmo tempo, indicam alguém doce, carinhoso, sentimentalmente envolvente e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros.

Mas nem tudo são qualidades em Yemanjá, como em nenhum Orixá.

Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar influir na vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade.

Os filhos de Yemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana.

Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo círculo de amigos, porém, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.

Um filho de Yemanjá pode tornar-se rancoroso, remoendo questões antigas por anos e anos sem esquecê-las jamais.

 

 

 

Características dos Filhos de Xangô

 

 

 

É muito fácil reconhecer um filho de Xangô apenas por sua estrutura física, pois seu corpo é sempre muito forte, com uma quantidade razoável de gordura, apontando a sua tendência à obesidade; mas a sua boa constituição óssea suporta o seu físico avantajado.

Com forte dose de energia e auto-estima, os filhos de Xangô têm consciência de que são importantes e respeitáveis, portanto quando emitem sua opinião é para encerrar definitivamente o assunto. Sua postura é sempre nobre, com a dignidade de um rei.

Sempre andam acompanhados de grandes comitivas; embora nunca estejam sós, a solidão é um de seus estigmas.

Conscientemente são incapazes de serem injustos com alguém, mas um certo egoísmo faz parte de seu arquétipo.

São extremamente austeros (para não dizer sovinas), portanto não é por acaso que Xangô dança alujá com a mão fechada.

Gostam do poder e do saber, que são os grandes objetos de sua vaidade. São amantes vigorosos, uma pessoa só não satisfaz um filho de Xangô. Pobre das mulheres cujos maridos são de Xangô.

Um filho de Xangô está sempre cercado de muitas mulheres, sejam suas amantes, sejam suas auxiliares, no caso de governantes, empresários e até babalorixás, mas a tendência é que aqueles que decidem ao seu lado sejam sempre homens.

Os filhos de Xangô são obstinados, agem com estratégia e conseguem o que querem.

Tudo que fazem marca de alguma forma sua presença; fazem questão de viver ao lado de muita gente e têm pavor de ser esquecido, pois, sempre presentes na memória de todos, sabem que continuarão vivos após a sua ‘retirada estratégica’.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Oxossí

 

 

 

 

 

Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não externa suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis só preferem guardar os sentimentos para si.

São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes o são.

Na realidade, os filhos de Oxóssi são desconfiados, cautelosos, inteligentes e atentos.

São seletivos quanto as suas amizades, pois possuem grande dificuldade em confiar nas pessoas. Apesar de não confiarem, são pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade; são incapazes de trair até um inimigo.

Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.

São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer.

Com estratégia, acaba fazendo prevalecer a sua opinião e agradando a todos.

Altos e magros, os filhos de Oxóssi possuem facilidade par se mover mesmo entre obstáculos.

Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma, que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidas, do tipo que não externa suas emoções, mas não são, de forma alguma, pessoas insensíveis só preferem guardar os sentimentos para si.

São pessoas que podem parecer arrogantes e prepotentes, e às vezes o são.

 

 

 

 

 

Características dos Filhos de Nanã

 

 

 

Os filhos de Nana são pessoas extremamente calmas, tão lentas no cumprimento de suas tarefas que chegam a irritar.

Agem com benevolência, dignidade e gentileza.

As pessoas de Nana parecem ter a eternidade à sua frente para acabar seus afazeres, gostam de crianças e educam-nas com excesso de doçura e mansidão, assim como as avós.

São pessoas que no modo de agir e até fisicamente aparentam mais idade.

Podem apresentar precocemente problemas de idade, como tendência a viver no passado, de recordações, apresentar infecções reumáticas e problemas nas articulações em geral.

As pessoas de Nana podem ser teimosas e ranzinzas, daquelas que guardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão.

Agem com segurança e majestade.

Suas reações bem equilibradas e a pertinência de suas decisões as mantêm sempre no caminho da sabedoria e da justiça.

Embora se atribua a Nana um caráter implacável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar, principalmente as pessoas que amam.

São pessoas bondosas, decididas, simpáticas, mas principalmente respeitáveis, um comportamento digno da Grande Deusa do Daomé.

 

 

 

 

 

Características dos Filhos de Ogum

 

 

 

 

Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidos. Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a de seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a pessoa ou lugar.

São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços.

São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

São pessoas extremamente pontuais e ficam enlouquecidos quando uma pessoa se atrasa ou cancela um compromisso previamente agendado seja por que motivo for.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã.

Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos.

Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

 

 

 

 

 

Características dos Filhos de Obaluayê

 

 

 

 

 

Os filhos de Obaluayê são pessoas extremamente pessimistas e teimosas que adoram exibir seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim.

Deprimidos e depressivos, são capazes de desanimar o mais otimista dos seres; acham que nada pode dar certo, que nada está bom. às vezes, são doces, mas geralmente são pessoas que possuem manias de velho, como as rabugices.

Gostam da ordem, gostam que as coisas saiam da maneira que planejaram.

Não são do tipo que levam desaforo pra casa e se sentirem ofendidos respondem no ato, não importa a quem.

Pensam que só eles sofrem, que ninguém os compreende. Não possuem grandes ambições.

Podem apresentar doenças de pele, marcas no rosto, dores e outros problemas nas pernas. São pessoas sem muito brilho, sem muita beleza.

São perversos e adoram irritar as pessoas. São lentos, exigentes e reclamam demais. São reprimidos, amargos e vingativos.

É difícil relacionar-se com eles.

Os os filhos de Obaluayê são pessoas que possuem muitos defeitos mas, têm várias qualidades e uma delas que devemos destacar é uma qualidade que pode compensar qualquer defeito: são extremamente prestativos e trabalhadores.

São amigos de verdade.

 

 

 

 

Características do filho de Oxaguiã

 

 

O tipo Oaguiã é um jovem guerreiro combativo.

É habitualmente alto e robusto, mas não é agressivo nem brutal. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre.

É alegre, gosta profundamente da vida, é falador e brincalhão.

Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhoso, sedento de feitos gloriosos, às vezes, uma espécie de D. Quixote.

Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente.

 

 

 

 

 

Características dos Filhos de Exú

 

 

 

Os filhos de Exu são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos.

Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.

Rapidamente, os filhos de Exu tornam-se pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos desse orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam mudando a seu favor.

São pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irônicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores.

São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem

.

Os filhos de Exu possuem facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as conseqüências.

Esquecem fácil a ofensa, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar.

Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, comportamento próprio de um ORIXÁ que é só alegria

 

 

 

 

Características dos Filhos de Ibejis

 

 

 

 

Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.

Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconsequente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram.

Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil.

Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos.

Ao mesmo tempo, sua leveza perante a vida se revela no seu eterno rosto de criança e no seu modo ágil de se movimentar, sua dificuldade em permanecer muito tempo sentado, extravasando energia. Podem apresentar bruscas variações de temperamento, e certa tendência a simplificar as coisas,especialmente em termos emocionais, reduzindo, à vezes, o comportamento complexo das pessoas que estão em torno de si a princípios simplistas como "gosta de mim" ou "não gosta de mim". Isso pode fazer com que se magoem e se decepcionem com certa facilidade.

Ao mesmo tempo, suas tristezas e sofrimentos tendem a desaparecer com facilidade, sem deixar grandes marcas.

Como as crianças em geral, gostam de estar no meio de muita gente, das atividades esportivas, sociais e das festas.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Obá

 

 

 

O arquétipo de Obá é a das mulheres valorosas e incompreendidas.

Suas tendências um pouco viris fazem-nas freqüentemente voltar-se para o feminismo ativo.

As suas atitudes militantes e agressivas são conseqüências de experiências infelizes ou amargas por elas vividas.

Os seus insucessos devem-se, freqüentemente, a um ciúme um tanto mórbido.

Entretanto, encontram geralmente compensação para as frustrações sofridas em sucessos materiais, onde a sua avidez de ganho e o cuidado de nada perder dos seus bens tornam-se garantias de sucesso.

Os filhos de Obá não têm muito jeito para se comunicar com as pessoas, chegam a ser duros e inflexíveis.

Têm dificuldade de ser gentis e estabelecer um canal de comunicação afetiva com os outros; às vezes são brutos e rudes afastando as pessoas de si.

Isso se deve ao fato de os filhos de Obá, na maioria das vezes, sofrerem um certo complexo de inferioridade achando que as pessoas que se aproximam querem tirar alguma coisa.

De fato, isso pode acontecer com os filhos de Obá.

Sua sinceridade chega a ferir: expressam suas opiniões, fazem críticas e acabam magoando as pessoas, pois não se preocupam em serem agradáveis.

Mas essa agressividade é puramente defensiva.

São bons companheiros e amigos fiéis, são ciumentos e possessivos no amor, por isso não tem muita sorte.

Quando apaixonados, nunca são senhores da relação, cedem em tudo, abdicam de todas as suas convicções.

 

Infelizes no amor, investem todas as suas cartas em suas carreiras e, dentre as mulheres que se destacam profissionalmente numa sociedade machista, podem-se encontrar muitas filhas de Obá. Muitas vezes despertam inveja de seus inimigos e podem sofrer algumas emboscadas, por isso devem vencer a tendência que possuem para a ingenuidade.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Oxumarê

 

 

 

São pessoas que tendem à renovação e à mudança.

Periodicamente mudam tudo em sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.

São magras.

Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas.

São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém.

Extremamente ativas e ágeis, estão sempre em movimento e ação, não podem parar.

São pessoas pacientes e obstinadas na luta por seus objetivos e não medem sacrifícios para alcançá- los.

A dualidade do orixá também se manifesta em seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão em suas vidas, que chegam a ser de 180 graus indo de um extremo a outro sem o menor problema.

Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumaré, o Grande Deus do Movimento.

 

 

 

 

Caracteristicas dos Filhos de Ossain

 

 

 

Os filhos de Ossaim são pessoas extremamente equilibradas e cautelosas, que não permitem que suas simpatias ou antipatias interfiram em suas opiniões sobre os outros.

Controlam perfeitamente seus sentimentos e emoções.

Possuem grande capacidade de discernimento e são frios e racionais em suas decisões.

São pessoas extremamente reservadas, não se metem em questões que não lhe dizem respeito. Participam de poucas atividades sociais, preferindo o isolamento.

Elas evitam falar sobre sua vida, sobre seu passado, preferem manter certa aura de mistério. Geralmente, não têm nada de mais a esconder, mas desejam manter reserva.

Pressa e ansiedade não fazem parte de suas características, pois são pessoas detalhistas e caprichosas no cumprimento de suas tarefas.

Possuem gosto por atividades artesanais que exigem isolamento e paciência; não gostam de ter chefe nem subalternos, não se prendem a horários, apreciam a independência para fazer o que gostam na hora que querem.

São pessoas fascinadas com as regras e tradições, adoram questioná-las. Possuem um gosto exacerbado pela religiosidade

 

 

 

Características dos Filhos de Logun-edé

 

 

 

Os filhos de Logun Edé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.

No entanto, há características de Logun Edé que não pertencem nem a Oxum nem a Oxóssi. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial.

A superficialidade é a marca dos filhos de Logun Edé, porque eles, ao contrário dos filhos de Oxóssi e de Oxum não têm certeza do que são nem do que querem.

As qualidades de Oxum e de Oxóssi se amenizam em Logun Edé, mas, em compensação, os defeitos se exacerbam.

Dessa forma, os filhos de Logun Edé são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.

Mas algo não se pode negar: os filhos de Logun Edé são bonitos e possuem olho de gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo.

São do tipo ‘bonitinho, mas ordinário’.

São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si.

Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque.

Quando têm consciência de que conseguem controlar seus defeitos, os filhos de Logun Edé tornam- se pessoas muito agradáveis.

 

 

 

Características dos Filhos de Logunan

 

                                                    

 

 

Os filhos da Orixá são muito introvertidos e tímidos, passam um ar “beato”, isso se deve ao fato de que sua mãe é muito rigorosa e exige atenção e modéstia de seus filhos.

Apesar da falta de jeito para se relacionarem e de seu ar discreto, eles são pessoas muito educadas e simpáticas, capazes de surpreenderem com seus conselhos pois são muito observadores e intuitivos. Entretanto, costumam sofrer em silêncio, não gostam de entristecer ou preocupar os outros com seus problemas, mas encontram em seu refúgio forças para esclarecimentos e enfrentam as situações como ninguém, o que faz deles grandes vencedores na vida.

Os filhos de Logunan são sábios e religiosos.

Facilmente você os reconhece como pessoas maduras e amorosas, capazes de amenizar as dores espirituais mais profundas.

Todavia, nunca ofenda um filho de Logunan, o tempo não apaga de sua memória o que o fez sofrer e isso ficará ressentido e guardado por toda sua existência.

 

 

Características dos Filhos de Orunmilá

 

 

Os filhos de Orunmilá são tímidos, calmos e apresentam boa aparência.

Não costumam ser pessoas de estatura alta, e seus corpos são mais volumosos, não podem ser considerados gordos, mas possuem mais curvas.

Eles são muito vaidosos e gostam de cuidar principalmente do cabelo.

Entretanto, apesar de serem tímidos essas pessoas não gostam de se isolar, estão sempre envolvidos em amizades e adoram uma conquista.

 

Chamam atenção por natureza e possuem uma grande facilidade em resolver problemas, são aparentemente sábios e conseguem através da conversa demonstrar entendimento sobre qualquer assunto de seu interesse.

Contudo, por preferirem a ordem acima de qualquer coisa, se mostram autoritários.

No ambiente de trabalho se dão bem profissões que exige boa comunicação, controle de informação e organização.

Os filhos e filhas de Orunmilá são honestos, não gostam de ficar pedindo ajuda dos outros, por isso tendem a tentar solucionar tudo sozinhos, porém a teimosia é um dos seus traços mais expressivos. Por fim, eles se mostram respeitadores, mas exigem de todos o mesmo respeito em troca.

 

 

 

Características dos Filhos de Odé

 


         

 

Os filhos de Odé são reservados para si próprios e gostam da solidão.

São quietos, fechados e considerados de difícil convivência, são responsáveis e quando assumem responsabilidade procuram sempre cumprir.

São dedicados a casa e a família.

Liberdade, companheirismo, sensibilidade, aventurismo. Inverso: irresponsabilidade e vingança. São dotados de um instinto curioso, observador, e de grande penetração.

Possuem um temperamento introvertido, discreto, sensibilidade avançada. Os homens exercem fascínio tanto nas mulheres como sobre certos homens. No social, são amáveis, educados, calmos e muito estimados.

É um dos mais atraentes dos tipos masculinos, esbelto, ágil, fino, nervoso no seu comportamento, romântico e carinhosos, mas é volúvel e estável.

São místicos e muito intuitivos.

Seu lado emocional aflora com muita facilidade, pois tornam-se carismáticos e carinhosos. Gostam de roupas práticas e gosta muito de ajudar os outros, mas detesta quem invadam sua intimidade.

Adoram dormir e são um pouco preguiçosos. Largam tudo por amor.

São pessoas altamente confiáveis, das quais não se teme deslealdade, são incapazes de trair até um inimigo.

Magoam-se com pequenas coisas e quando terminam uma amizade é para sempre.

São do tipo que ouve conselhos com atenção, respeita a opinião de todos, mas sempre faz o que quer. Quando querem, vão e fazem.

Podem se tornar violentos e perigosos se estão insatisfeitos ou raivosos.

 

 

Características dos Filhos de Iroko

 

 

 

 

Os filhos de Iroko são raros, e são pessoas apaixonadíssimas pela vida e por tudo que possuem, por isso se divertem ao máximo, sempre estão a procura de realizar os seus projetos e sonhos.

Eles são muito amigos e não medem esforços para ajudar quando necessário.

Às vezes aparentam ser muito turrões pois lhe desagrada qualquer assunto que eles classifiquem como perda de tempo.

Adoram ir para a cozinha e preparar receitas.

Possuem também paixão por bebida.

São pessoas que desfrutarão ao máximo de sua existência.

Mas, ao mesmo tempo que são excelentes companheiros e amigos, eles também podem ser os piores inimigos.

Os filhos de Iroko não suportam a injustiça e perseguirão quem a cometeu até se sentirem vingados, e torna-se muito difícil para eles perdoarem.

O maior problema destas pessoas é a dificuldade de guardar um segredo.

 

 

 

 

Características dos Filhos de Ewá

 

 

 

Os filhos de Ewá possuem características bem distintas. Sua beleza é exótica e seu temperamento é instável.

Aparentemente são pessoas calmas e muito simpáticas, possuem uma natureza que as fazem encantadoras e de aspecto jovem e puro, mas podem, repentinamente, mudar de humor se mostrando ignorantes e arrogantes.

Dão valor ao que é belo fisicamente, por isso gostam de se vestir bem e com coisas caras.

Se entregam facilmente as coisas belas e são facilmente influenciáveis, agindo conforme o ambiente onde frequentam ou gostariam de frequentar.

Sua atenção está inteiramente voltada a fatos e pessoas, por isso percebem facilmente pontos e detalhes em diversos tipos de ocasiões, os quais elas usam para se envolver ao meio que lhes interessem.

Toda essa vivacidade pode distraí-las de aspectos mais profundos o que faz delas pessoas desatentas e muitas vezes distraídas.

 

 

Características dos Filhos de Okô

 

Os filhos de Okô pessoas discretas, trabalhadoras e responsáveis. Gostam das pessoas que deles dependem de alguma forma.

Eles também têm uma mente clara.

Sua justiça é regida pelo desejo do bem comum.

O Orixá Okô tem como característica básica a dualidade de se apresentar como caçador e como Orixá da agricultura.

Representa a transição da vida nômade para a vida sedentária.

São pessoas capazes de atividades de exploração e aventuras, e ao mesmo tempo capazes de viver uma vida sedentária.

Em geral, são pessoas com sexualidade…

 

 

 

Características dos Filhos de Egunitá

Os nossos Orixás de cabeça, são nossos principais regentes e por isso acabamos possuindo suas características principais em nossa formação como pessoa.

Por isso, os filhos de Egunitá são pessoas impulsivas, que são movidas pela vontade de corrigir e reparar o que julgam errado.

Possuem um gênio forte, não são facilmente persuadidos e adoram se comunicar.

Pelo lado negativo, quando seus sentimentos estão à flor da pele, eles são capazes de serem vingativos, calculistas, muito teimosos e especialmente insensíveis.

Esses filhos e filhas não suportam a monotonia, mas também não podem viver sem o conceito de lar em suas vidas: eles querem sair, mas precisam saber que há um lugar aconchegante para onde voltarem.

Essas pessoas não conseguirão conviver com alguém preguiçoso e que não possua uma conversa inteligente.

©2020 by Sylvio Pires Gachido. Todos os diretos reservados. WebDesigner Adriana Cruz