Carma

Veja também:

O conceito do Carma é complexo, envolvendo reflexões acerca de inúmeros outros conceitos e idéias e o entrelaçamento resultante.

Contudo, numa exposição simplificada:

 

O Carma é a somatória das responsabilidades ou dívidas contraídas, em função de ações praticadas ou promessas não cumpridas em encarnações anteriores.

Representa, dessa forma, o conjunto dos “pecados” cometidos em tempos anteriores, e que devem ser purgados através da prática de ações meritórias, do exercício do bem e da caridade, do trabalho bem-intencionado ou, como o é na maior parte das vezes, com o sofrimento. É a consequência das vidas passadas.

Cada nova encarnação representa uma nova oportunidade de redenção, e, da perfeita compreensão desse conceito, decorre a aceitação das provações e dificuldades que acompanham a vida.

A evolução espiritual implica, sempre, na redução do carma, e, dessa evolução depende a aquisição ou não do direito de não mais ter o espírito a necessidade de reencarnar como ser humano, na medida em que seu carma se torne tão reduzido que o trabalho, apenas na esfera espiritual, seja suficiente para permitir-lhe o prosseguimento de sua evolução.

Por outro lado, durante o período das encarnações, o carma tanto pode ser reduzido como ampliado, dependendo do procedimento do indivíduo.

O eventual aumento do carma por ações impróprias praticadas, contudo, não significa, em nenhuma hipótese, involução espiritual.

 

A evolução espiritual não retrocede jamais.

 

Pode, no entanto, não progredir, pelo aumento ou pela não diminuição do carma, permanecendo estacionária até que a necessária redução cármica se processe, permitindo a retomada do processo evolutivo.

Essas reduções podem se dar, quer por intermédio do processo de novas encarnações, intermediadas com períodos de aprendizado e doutrinamento na esfera espiritual, quer por méritos adquiridos através de trabalhos realizados, no astral, nesses períodos intermediários.

©2020 by Sylvio Pires Gachido. Todos os diretos reservados. WebDesigner Adriana Cruz