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Cores
Como quase tudo o mais, quando se trata das religiões afro-brasileiras, face sua pouca sistematização, também as cores atribuidas aos Orixás, Correntes de Trabalho e Entidades variam conforme o Culto, e neste, conforme a Casa.
No geral, contudo, são as seguintes as correspondências:
OXALÁ
O branco-leitoso, representando a pureza, a paz, o amor e o perdão que ele irradia.
Em alguns terreiros, usa-se o roxo, num sincretismo evidente com a liturgia católica e representando o sofrimento de Jesus Cristo.
IEMANJÁ
Branco transparente, simbolizando a transparência cristalina da cor das águas.
Em alguns terreiros é usada a cor verde-mar.
OXÓSSI
Verde claro e brilhante, representando as matas, que são seu elemento de domínio.
XANGÔ
Na Umbanda, o marrom, porque ele é um Orixá idoso e num sincretismo com o hábito marrom de São Francisco de Assis.
No Candomblé, o vermelho, às vezes o vermelho e branco, e ainda o violeta.
OGUM
Há várias cores representando esse Orixá.
Na Umbanda, verde ou vermelho e branco, simbolizando: o verde, os campos e as matas que ele percorre com seu cavalo; o vermelho, o sangue derramado nas batalhas, e branco, por referência à cor de Oxalá, de quem Ogum é o soldado, o guerreiro e o guardião.
No Candomblé, é usado o azul-marinho, que seria o resultado da combinação do azul-claro de sua armadura com o cinza de sua espada.
IANSÃ
A Umbanda lhe consagra o amarelo, lembrando o fogo e o raio por ela governados.
No Candomblé, sua cor é o vermelho, porque Iansã é o único Orixá feminino que é guerreiro e essa cor lembra o sangue derramado.
OXUM
Na Umbanda, o azul-claro, simbolizando a delicadeza e a bondade dessa Orixá das águas, e ainda por sincretismo com Nossa Senhora, cujo manto é azul-claro.
No Candomblé, o amarelo-ouro, por ser o Orixá dos rios, onde o ouro é encontrado.
OBÁ
Azul-escuro, verde-escuro, cor de vinho.
NHANHÃ
O lilás, lembrando a dor e a resignação, e também porque é a Orixá feminina mais idosa.
Também o azul e branco.
IBEIJI
Azul-claro e rosa, cores ligadas tradicionalmente às crianças.
OMULÚ
Preto ou vermelho e preto.
O preto porque ele é o dono dos cemitérios, e o vermelho devido à cor dedicada à Iansã, à qual está ligado por ser ela quem domina a parte
do cemitério que vai do portão de entrada ao cruzeiro.
OXUMARÉ
Verde e amarelo, porque ele representa a cobra e o arco-íris, e essas cores lembram o mar e o rio, respectivamente.
OSSAIM
Verde-claro ou verde e branco, lembrando as folhagens que ele representa.
ELEGBÁ ou EXÚ
Vermelho e preto.
O vermelho por se tratar de uma entidade muito atrasada no que se refere ao desenvolvimento espiritual, e, portanto, briguenta.
O preto porque, não sendo evoluído, vive nas trevas.
PRETOS-VELHOS
Sendo entidades exclusivas da Umbanda, apenas nesta têm cores.
O preto e o branco são-lhes dedicados, numa reminiscência dos tempos de escravidão, em que os escravos somente se vestiam com essas cores.