A Kiumbanda

Kiumbanda ou Quiumbanda é um conceito religioso presente na Umbanda, ainda controverso. Por vezes, é identificada como um sinônimo de Quimbanda.

Porém a doutrina umbandista majoritária entende que a quiumbanda é na verdade o trabalho com quiumbas. Por esse motivo, é conhecida como magia negra africana.

 

 

 

DEFINIÇÃO

 

 

A Quiumbanda possui diferentes linhas por ser composta por espíritos atrasados, "rabos de encruza", que não só se apresentam como Exu mas também como outras entidades da Umbanda e outros cultos afro-brasileiros como caboclos, crianças, mestres, marinheiros, boiadeiros, baianos etc, mas são, na verdade, Quiumbas ou Kiumbas.

Estes espíritos que trabalham para o mal, são separados em linhas como ocorre na Umbanda e objetivam enganar o médium e o chefe do terreiro para que possam entrar nas sessões.

Para os defensores da Quimbanda, os exus precisam executar a lei de Quimbanda, trabalhando mais fortemente na esquerda para combater os quiumbas.

Por isso, defendem que o verdadeiro exu da Quimbanda costuma ser entendido como um ser maligno, o que não seria verdade.

©2020 by Sylvio Pires Gachido. Todos os diretos reservados. WebDesigner Adriana Cruz