Axé
Afoxé
São grupos folclóricos do carnaval da Bahia.
O nome também é extensivo à festa semi-religiosa em que esses grupos saem às ruas, no cumprimento de obrigações de certos Candomblés.
Nessas ocasiões os grupos de se utilizam de cantos e danças derivados de pontos tradicionais do Candomblé, fato que vem tornando a prática objeto de discussões e objeções.
Se por um lado é uma manifestação definitivamente incorporada ao Carnaval baiano, por outro é considerado como aberração e desrespeito às cerimônias religiosas dos Candomblés.
A crítica mais acentuada diz respeito à forma leiga e popularesca com que os pontos tradicionais do Candomblé, alguns até considerados secretos pelos tradicionalistas, são apresentados pelos grupos, além da utilização, de forma estilizada, dos rituais litúrgicos daquele culto.


Linha das Almas
Veja também:
Alma é o espírito encarnado, ou seja, quem está digamos “vivo”. Espírito é a alma que desencarnou.
São também consideradas almas os espíritos recém desencarnados e que ainda conservam a forma física. São, em geral, espíritos ainda apegados à matéria que muitas vezes nem tem consciência da morte do corpo físico. Vagam por aí como se estivessem encarnados. Com o passar do tempo estas almas vão se desligando das coisas materiais e passarão a ser apenas energia, isto é, espíritos.
Entidades são espíritos elevados que já tiveram muitas encarnações na terra e conseguiram livrar-se das imperfeições morais.
A Linha das Almas é uma linha de entidades a serviço da Umbanda que quando evocada pelo dirigente da gira vem ao terreiro para recolher as almas que já apresentam as condições mínimas para serem encaminhadas para planos superiores do mundo espiritual.
Em geral estas almas são levadas pelas entidades para abrigos, hospitais, escolas, colônias espirituais. Deixarão de ser almas para voltarem a ser espíritos.
A Linha das Almas é composta por espíritos de antigos babalaôs, antigos chefes de terreiro, e vem tendo, progressivamente, um notável desenvolvimento.
É uma Linha muito forte, porque é composta por espíritos muito esclarecidos, conscientes e profundos conhecedores do culto.
Costumam atuar, principalmente, nos terreiros de Angola.
