Axé
Afoxé
São grupos folclóricos do carnaval da Bahia.
O nome também é extensivo à festa semi-religiosa em que esses grupos saem às ruas, no cumprimento de obrigações de certos Candomblés.
Nessas ocasiões os grupos de se utilizam de cantos e danças derivados de pontos tradicionais do Candomblé, fato que vem tornando a prática objeto de discussões e objeções.
Se por um lado é uma manifestação definitivamente incorporada ao Carnaval baiano, por outro é considerado como aberração e desrespeito às cerimônias religiosas dos Candomblés.
A crítica mais acentuada diz respeito à forma leiga e popularesca com que os pontos tradicionais do Candomblé, alguns até considerados secretos pelos tradicionalistas, são apresentados pelos grupos, além da utilização, de forma estilizada, dos rituais litúrgicos daquele culto.


Oxalufan
Oxalufã é o Orixá da paz.
Veste-se de branco portando sempre seu apaxorô (cajado), que é um grande bastão de metal branco, encimado pela imagem de um pássaro e ornamentado com discos de metais e pequenos sinos.
É representado por uma pomba branca. Seu dia é Sexta-feira.
Oxalufan: Qualidade de Oxalá: velho e sábio
Oxalufan, que foi rei de Ifan, é um Orixá muito velho, curvado pelos anos, que anda com dificuldade e exitação, apoiando seus passos trôpegos sobre seu aporoxô.
É saudado gritando-se: Epa Babá (Viva o Pai).
